Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *

Municípios

Nova gestão da FICC mantém calendário cultural e avança no esporte

O presidente da FICC, Daniel Leão, em sete meses movimentou o cenário artístico-cultural, de entretenimento e esportivo de Itabuna.
O presidente da FICC, Daniel Leão, em sete meses movimentou o cenário artístico-cultural, de entretenimento e esportivo de Itabuna.

Em apenas sete meses da nova gestão, todos os setores da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) estão em plena atividade. As áreas de esporte e turismo agora incorporam o quadro da instituição. Contando com o apoio da Prefeitura de Itabuna, a FICC, representada pelo presidente Daniel Leão, tem trabalhado para difundir a cultura e garantir o acesso de milhares de pessoas nesse contexto, através de diversas ações espalhadas pela cidade como cursos e oficinas gratuitas, além de outros eventos culturais, turísticos e esportivos. Para Leão, a responsabilidade é muito grande, mas o objetivo é sempre promover ações que incentivem novos talentos e ainda, otimizar espaços para atletas e artistas regionais.

 

 

ITABUNA ENTROU NO MAPA TURÍSTICO

Depois de dez anos, o carnaval antecipado voltou com toda a força.
Depois de dez anos, o carnaval antecipado voltou com toda a força.

Para o diretor de Turismo Ari Rodrigues, Itabuna está caminhando para dar passos largos no que diz respeito à cultura e ao turismo. Um dos eventos mais tradicionais da cidade, o carnaval antecipado, voltou a incorporar o calendário festivo itabunense. Intitulado “Itabuna Folia”, o evento, em fevereiro, reuniu mais de 150 mil pessoas nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre e trouxe de volta a alegria para as ruas de Itabuna, o que já se tornou uma marca das administrações do atual prefeito Fernando Gomes.

Segundo o diretor de Turismo, Itabuna está entrando no mapeamento do turismo de negócios e eventos da Costa do Cacau e isso certamente vai contribuir para atrair novos investimentos e ampliar nossas potencialidades na área do comércio e da prestação de serviços.

 

PAIXÃO DE CRISTO ATRAIU CINCO MIL PESSOAS

O espetáculo da Paixão de Cristo também foi um sucesso. Mais de cinco mil pessoas estiveram presentes no Estádio Luiz Viana Filho. Ao todo, cem pessoas entre atores e figurantes encenaram a peça. Dirigido por Marcos Nô, o espetáculo teve produção de  Eva Lima e do ator Marcelo Lobo. O cenário teve a assinatura do artista plástico Diovane Tavares. O evento trouxe um saldo mais do que positivo, segundo Ari Rodrigues. “Conseguimos um feito inédito na Secretaria Estadual de Turismo: o de inserir o espetáculo da Paixão de Cristo no roteiro de eventos religiosos da Bahiatursa”, comemorou.

 

SÃO PEDRO MOVIMENTOU COMÉRCIO

O São Pedro também agitou Itabuna. Cerca de 150 mil pessoas passaram pela Av. Mário Padre durante os três dias do evento que contou com atrações como a banda Aviões do Forró, do cantor Dorgival Dantas e de várias bandas locais. A iniciativa movimentou o turismo local que teve 100% de ocupação no setor hoteleiro e gerou lucro para o comércio como um todo.

 

LETRAS QUE VOAM: INCENTIVO À LEITURA

Letras que Voam estimulando a leitura entre crianças e adolescentes.
Letras que Voam estimulando a leitura entre crianças e adolescentes.

“O Letras Que Voam é um projeto itinerante. A gente vai onde o povo chama: nas escolas, instituições ou até mesmo em cidades vizinhas”, diz a coordenadora do projeto, Genny Xavier. Criado em 2015, o projeto tem como objetivo promover a formação de leitores através de atividades lúdicas e artísticas de incentivo à leitura, realizadas de forma itinerante no âmbito urbano da cidade, distritos e outras localidades próximas, favorecendo o público infanto-juvenil. Em 2015 foram 09 edições do projeto com um total de aproximadamente 2.425 crianças e adolescentes atendidos. Em 2016 foram 14 edições com um total de 3.042 crianças e adolescentes. Para 2017, a expectativa é a de superar o número de atendimento das edições anteriores.

 

O prefeito Fernando Gomes retomou a liderança das festas populares regionais com o Arraiá do Povo no São Pedro.
O prefeito Fernando Gomes retomou a liderança das festas populares regionais com o Arraiá do Povo no São Pedro.

 

ZÉLIA LESSA: PALCO DE MUITOSTALENTOS

O Teatro Zélia Lessa foi entregue para os artistas em 28 de julho de 1986. Por lá passaram grandes talentos como os atores Osvaldo Mil, Jackson Costa, Betão, entre outros. O teatro ficou por anos sem funcionamento e foi reaberto em 2014, totalmente reformado. O espaço atualmente contempla as oficinas de teatro e dança de rua, mas passará por uma nova reforma, segundo o administrador Marcos Nô. ”A idéia é  que com a retomada das atividades teatrais, trazendo mais espetáculos e atraindo mais gente  estaremos estimulando o público para ir ao teatro  além de ser uma forma de cultivar a arte na cidade e mostrar os talentos daqui”, completou.

 

BIBLIOTECA COMPLETA 28 ANOS

A Biblioteca Municipal Plinio de Almeida está prestes a completar 28 anos em setembro e vem passando por uma reestruturação. Com um acervo de quase 19 mil exemplares, atualmente vem recebendo a visita de alunos que estão estudando para concursos, além de estudantes das redes municipal e estadual.

A diretora Rita Santos está reorganizando o espaço no intuito de melhor atender à comunidade. Durante este mês de julho, o local foi ocupado com a programação “Hora do Conto”, apresentando para crianças do ensino fundamental I, com contação de histórias. No dia 27 foi inaugurada no local, a galeria dos prefeitos e intendentes, com a presença do governador Rui Costa, do prefeito Fernando Gomes e outras autoridades. A maioria das telas foi pintada a óleo pelo artista Valter Moreira.

Um dos projetos é informatizar a biblioteca, catalogar todo o acervo e disponibilizar internet wi-fi no local para estudantes e visitantes. “É um sonho nosso fazer isso acontecer; o outro, é o de criar uma logomarca através de um concurso entre alunos da rede municipal de ensino, em setembro.

 

CASA DAS ARTES: CURSOS GRATUITOS

Casa das Artes inaugurada dia 26 está disponibilizando cursos gratuitos para mais de mil alunos
Casa das Artes inaugurada dia 26 está disponibilizando cursos gratuitos para mais de mil alunos

O Programa de Arte e Cultura em Áreas de Interesse Social (PACAIS) é um dos mais importantes da FICC. Voltado para oferecer oficinas gratuitas de iniciação artística, o programa conta atualmente com 42 oficinas de arte. São mais de 50 oficineiros distribuídos em 24 modalidades artísticas nas áreas de música, dança, teatro, artes digitais, artes maciais, xadrez, capoeira e box, dentre outros. As aulas de dança de salão e violão são as mais procuradas. De acordo com a coordenadora Denise Tavares, mais de 3 mil alunos foram contemplados em 2017. Os cursos acontecem em cinco espaços, nas seguintes unidades: Centro Social Urbano (CSU), no Sarinha; CEU na Urbis IV; Parque Boa Vista; Espaço Cultural Josué Brandão (anexo à Câmara de Vereadores) e no centro  cuja casa foi inaugurada, na quarta-feira, dia 26.

Paixão de Cristo atraiu um público de mais de cinco mil pessoas.
Paixão de Cristo atraiu um público de mais de cinco mil pessoas.

 

A VOLTA DO INTERBAIRROS

Equipe de handebol de Conquista prestigiou a V Copa Cacau de Handebol na Vila Olímpica
Equipe de handebol de Conquista prestigiou a V Copa Cacau de Handebol na Vila Olímpica

Na área de esportes as novidades são muitas, segundo o diretor do departamento, Cícero Romero Freitas, a começar pela reestruturação dos locais onde acontecem os eventos esportivos da cidade, como a limpeza da Vila Olímpica e do Estádio Luiz Viana Filho. Ao todo, 17 quadras de esportes e 13 campos de futebol estão sendo recuperados. O projeto aquático já está a pleno vapor com aulas de natação e hidroginástica voltada para todas as faixas etárias.

O projeto “Bom de Bola Futsal” também está de volta e conta com mais de 200 equipes e 2.500 atletas inscritos. Outro evento importante é o Interbairros. Ao todo, 56 equipes disputarão o campeonato que vai acontecer, a cada final de semana, simultaneamente em vários campos. Mais de 1.600 atletas vão participar do evento que tem início agora em julho e vai até dezembro. A novidade é que a TV Cabrália fará a cobertura dos jogos durante todo o campeonato.

Além desses, a 5ª edição da Copa Cacau de Handebol, realizada em maio desse ano, reuniu mais de 500 atletas de cidades baianas e de outros estados como Espírito Santo, Minas Gerais e Sergipe. Além dessas modalidades, o vôlei, o basquete e o campeonato intermunicipal também estão impulsionando a prática de esportes em Itabuna.

Também fizeram parte das ações da FICC o apoio a atletas locais que participaram de vários campeonatos esportivos fora de Itabuna. O apoio à Julia Ewellin (13) com aulas de canto patrocinadas pela instituição e a Jadeson Santos Reis (14) que faz curso de balé no Bolshoi, em Joinville (Santa Catarina), também estão incluídos no programa de incentivo a jovens talentos.

  • Criado em .

Jornal Agora

Rua Juca Leão, 65, Centro, Itabuna - BA
Telefones: (73) 3613-5504
Fundado em 28 de julho de 1981 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Copyright 2009 / 2017 Jornal Agora   |   Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: