Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *

Municípios

Os 30 anos da Fundação Marimbeta foram marcados por uma série de eventos comemorativos nas quatro unidades dos sítios em funcionamento – a unidade de Mutuns deverá ser reativada no próximo ano-, que atende a 1.200 alunos e na sede da instituição, no Centro Administrativo Firmino Alves, que opera com uma equipe de 64 profissionais, entre os quais 12 voluntários. A programação incluiu ainda o lançamento do Projeto Sítio da Cultura, com uma homenagem à artista plástica Waldirene Borges, numa solenidade coordenada pela presidente da fundação, Cleonice Almeida, na Câmara de Vereadores.

A programação foi encerrada na sexta-feira (1) de dezembro, com uma comemoração na sede da fundação, onde Cleonice Almeida fez um histórico dos 30 anos da instituição e das dificuldades enfrentadas pela atual gestão em função da limitação de recursos, um problema que afeta a todos os municípios do país, com reflexos para a administração direta e indireta. Ela fez ainda um informativo das ações no Sítio 5, onde estão sendo recuperados o refeitório, realizadas melhorias nas salas de aula e da sala do gerente.

A superação das dificuldades inclui a revisão das áreas dos sítios, uma vez que não existem terrenos doados a ninguém e um espaço para o posto de saúde foi cedido na gestão passada com uma série de condicionantes visando a segurança dos alunos inscritos na instituição. A professora Cleonice Almeida, que foi secretária de educação e presidente da FICC e agora da Fundação Marimbeta, o momento é de comemoração e de uma prestação de contas, inclusive sobre as reformas previstas e programadas para cada unidade.

Ela conta que em função da limitação de recursos, a instituição conta hoje com uma equipe de apenas 52 servidores, alguns deles cedidos por outros órgãos do governo e contratação de apenas dois comissionados: “para isso também temos contato com o apoio de voluntários, que também atendem os estudantes inscritos na fundação, os quais são alunos da escola formal e participam no contraturno das atividades nas diversas oficinas da Marimbeta”.

Cleonice Almeida informou ainda que, além da reestruturação das unidades que estavam funcionando de forma precária na gestão anterior a 2017, a fundação também adquiriu equipamentos didáticos como Datashow, computadores e impressoras. Também foram desenvolvidas parcerias para reestruturação e operacionalização das diversas oficinas voltadas para a arte, cultura e esporte.

Para a presidente da Fundação, o ano de 2017 foi de superação de dificuldades e a expectativa para 2018 é que as coisas melhorem, porque a preocupação é com a sobrevivência de uma instituição com 30 anos de relevantes serviços prestados à população e que é reconhecida pela comunidade: “porque aqui não temos horários para começar e nem terminar as tarefas que nos são delegadas, aqui trabalhamos como uma irmandade e uma família com objetivos comuns”.

Também falaram na solenidade, o jornalista Paulo Lima e a assistente social Fátima Braga destacando a dimensão social e cultural da Fundação Marimbeta, que trabalha com foco na inclusão social, na formação de jovens que são o futuro do país e da própria sociedade. A comemoração foi encerrada com uma confraternização de servidores e voluntários da fundação.

  • Criado em .

Será realizado, na próxima sexta-feira (1), o III Seminário Regional da Pequena Empresa, que este ano tem como tema Empreendedorismo com Inovação, promovido pela Associação das Micro, Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais do Estado da Bahia (Ampesba). O evento é dirigido para pequenos empresários, técnicos, empreendedores, estudantes, políticos e produtores ligados à agricultura familiar e será realizado em 1º de dezembro, no auditório da FTC, em Itabuna.

Segundo o presidente da Ampesba, Valdir Ribeiro, o seminário é dedicado aos empreendedores, “que pelas suas habilidades, coragem, determinação e visão inovadora, vêm contribuindo para a sustentabilidade econômica, social e ambiental do nosso país.” A proposta do evento é promover e difundir a troca de informações entre técnicos, empreendedores e pequenos empresários que hoje respondem por mais de 30% do PIB, gerando mais de 60% dos postos de trabalho.

O simpósio será aberto com uma palestra do contabilista e consultor empresarial Adelmo Santos, sobre oito dicas para o sucesso do seu negócio. A gerente de pessoa jurídica do Banco do Nordeste/Itabuna, Nayara Maria de Souza, apresenta um painel sobre as linhas de crédito para pequenas empresas.

Valdir Ribeiro destaca ainda a realização de um painel sobre a importância dos municípios no desenvolvimento dos pequenos negócios, com a presença da empresária e ex-prefeita do município de Una, Diane Brito Rusciolelli. A quarta palestra tem como tema, “Como vender mais e melhor”, com Ana Carine Azevedo, graduada em direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz, consultora na área Licitações e compras públicas.

Convite

Ele salienta o convite formulado ao prefeito Fernando Gomes, que considera uma liderança regional e sempre investiu no apoio ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda, que são prioridades nesta gestão, inclusive com a criação da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, no apoio a eventos como o seminário regional da pequena empresa e responsável pelo resgate da Expoita, o maior evento da pecuária regional e que teve espaço dedicado aos pequenos produtores, bem como no apoio ao empreendedorismo.

 

Legenda: Valdir Ribeiro convida a todos os pequenos empreendedores a participar do seminário

  • Criado em .

 

Será realizada neste sábado, dia 25 de novembro, a 13ª. edição do  Mutirão do Diabetes de Itabuna, que faz parte do calendário da Federação Internacional do Diabetes e é considerado um dos maiores eventos de prevenção e tratamento da doença em todo o mundo. O modelo do mutirão de   Itabuna já foi levado a cidades com  Joinville, Ribeirão Preto, Petrolina, Belém e Curitiba.

  • Criado em .

A frustração de receitas voluntárias, o que envolve os repasses do Fundo de Participação dos Municípios e de outras rubricas através do governo federal compromete os recursos do governo, que executou apenas 52,0% do previsto para o orçamento deste ano, ou seja, 14% abaixo das expectativas nos oito primeiros meses do ano. O secretário da Fazenda e Planejamento, Moacir Dantas Messias observa ainda, que nos dois últimos meses a arrecadação caiu de R$ 35 milhões para R$ 27 milhões mensais, um problema que afeta a todos os municípios do país.

  • Criado em .

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Educação, realizará na sexta-feira (24), na Usemi, o I Encontro da Educação Infantil. O evento que terá como tema “Educação Infantil em Ação: pelo direito de aprender” tem como público-alvo professores da educação infantil, diretores, coordenadores e auxiliares de Desenvolvimento Infantil.

  • Criado em .

A campanha da CDL tem apoio da prefeitura de Itabuna, que investe na iluminação da área central da cidade e decoração de ruas através das Secretarias de Administração e da FICC

A Câmara de Diretores Lojistas de Itabuna adiou para a próxima segunda-feira (20) a carreata de abertura da Campanha Natal 2017, com a chegada de Papai Noel marcando a abertura dos festejos natalinos em Itabuna, a maior cidade do Território de Identidade do Litoral Sul da Bahia, que concentra mais de um milhão de habitantes. A campanha tem a participação de 400 lojas e empresas, com a previsão de distribuição de seis milhões de cupons para sorteio de prêmios e um faturamento de R$ 180 milhões para o comércio local.

  • Criado em .

Jornal Agora

Rua Juca Leão, 65, Centro, Itabuna - BA
Telefones: (73) 3613-5504
Fundado em 28 de julho de 1981 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Copyright 2009 / 2017 Jornal Agora   |   Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: