Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *

Municípios

          Em reunião na noite desta quinta-feira, 15, a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna definiu os termos da primeira promoção do ano, a campanha tríplice Mães, Namorados e Santos Juninos. 

          Comandada pelo presidente Carlos Leahy a primeira grande decisão foi a data de abertura da promoção estabelecida para 10 de abril com uma grande carreata começando no Jardim do O e percorrendo as principais ruas da cidade, inclusive os bairros. Mais duas carreatas estão previstas, uma em 6 de maio e outra em 10 de junho. 

          Os consumidores terão direito a um cupom a cada R$30,00 em compras e a promoção terá a duração de 82 dias, terminando em 30 de junho próximo com o sorteio de um carro.

 Os prêmios

           Ficaram definidos que serão sorteados a partir de maio 50 vales compras de R$500,00 (quinhentos reais) cada, duas motos Honda e um carro, todos “0” km, sendo este último prêmio em sorteio no dia 30 de junho. 

          Uma outra decisão importante, que dependerá da aquiescência da parceira Prefeitura Municipal, será o local do estande receptor dos cupons, que continuará na praça Camacã, só que defronte a avenida do Cinquentenário, ao lado de uma banca de revistas. 

 


Reunião que definiu a Campanha Tríplice 2018

  • Criado em .

As chuvas torrenciais que caíram em Itabuna na noite de sábado e madrugada de domingo (3 e 4) deixaram a Coordenação Municipal de Defesa Civil em estado de alerta. Num período de 24 horas, o nível pluviométrico registrou 55 milímetros de chuvas, sendo que, deste total, 35 milímetros foram computados apenas num período de duas horas. Em consequência das chuvas, foram registrados diversos pontos de alagamentos no centro e bairros Califórnia, Fonseca, Jardim Primavera e Mangabinha.


As fortes chuvas que caíram em Itabuna provocaram alagamentos no centro e vários bairros

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Yuri Bandeira, foram realizadas rondas em vários pontos da cidade, considerados como áreas de vulnerabilidade, principalmente em locais onde existe risco de deslizamentos de encostas. “Entretanto, nenhuma situação de prejuízo à vida foi registrada. Infelizmente, por conta da inundação, uma família no bairro Fonseca sofreu com danos materiais e teve que ser alojada em casa de parentes”, disse.

O coordenador da Defesa Civil afirma que, mesmo as chuvas tendo diminuído a intensidade nas últimas horas, o órgão continua em situação de alerta, tendo em vista a previsão de chuvas para até a próxima sexta-feira, 9. Ele também chamaatenção para que em qualquer situação de emergência ou de risco eminente a população pode acionar a Defesa Civil através do telefone 199 e/ou ligando para o celular 98825-8923. 

 

  • Criado em .

O arquivo histórico de Itabuna é considerado o maior do interior e um dos mais estruturados da Bahia, com cerca de um milhão de documentos

Seguindo determinação do prefeito de Itabuna Fernando Gomes, que investe na reestruturação da máquina administrativa, o secretário da Administração, Dinailson Oliveira autorizou a execução do projeto de modernização e digitalização do acervo do arquivo público municipal. O arquivo - considerado o maior do interior - reúne cerca de um milhão de documentos e é um dos mais estruturados da Bahia.


O secretário da Administração, Dinailson Oliveira, diz que o projeto será similar ao do arquivo público de Salvador

 

Segundo o Dinailson Oliveira, desde o início desta gestão existe a preocupação com a preservação do conteúdo que guarda a história de Itabuna e que há muito tempo não vem recebendo o tratamento adequado. O projeto pretende facilitar e acelerar a busca por documentos, que ainda é realizada manualmente em mais de 10 mil pastas do acervo.

O diretor do Arquivo Público Municipal, Gilberto Rui de Oliveira, afirma que o trabalho deverá contar com o apoio de um técnico do arquivo público de Salvador, onde foi realizado projeto similar e que vai servir de referência para Itabuna. “É uma luta antiga para modernizar nossos documentos e somente agora, nessa gestão, vamos implantar esse método”. Ele explica que o arquivo histórico digitalizado será disponibilizado para consulta e conhecimento de estudantes, historiadores e para o público em geral. 

  • Criado em .

Os 30 anos da Fundação Marimbeta foram marcados por uma série de eventos comemorativos nas quatro unidades dos sítios em funcionamento – a unidade de Mutuns deverá ser reativada no próximo ano-, que atende a 1.200 alunos e na sede da instituição, no Centro Administrativo Firmino Alves, que opera com uma equipe de 64 profissionais, entre os quais 12 voluntários. A programação incluiu ainda o lançamento do Projeto Sítio da Cultura, com uma homenagem à artista plástica Waldirene Borges, numa solenidade coordenada pela presidente da fundação, Cleonice Almeida, na Câmara de Vereadores.

A programação foi encerrada na sexta-feira (1) de dezembro, com uma comemoração na sede da fundação, onde Cleonice Almeida fez um histórico dos 30 anos da instituição e das dificuldades enfrentadas pela atual gestão em função da limitação de recursos, um problema que afeta a todos os municípios do país, com reflexos para a administração direta e indireta. Ela fez ainda um informativo das ações no Sítio 5, onde estão sendo recuperados o refeitório, realizadas melhorias nas salas de aula e da sala do gerente.

A superação das dificuldades inclui a revisão das áreas dos sítios, uma vez que não existem terrenos doados a ninguém e um espaço para o posto de saúde foi cedido na gestão passada com uma série de condicionantes visando a segurança dos alunos inscritos na instituição. A professora Cleonice Almeida, que foi secretária de educação e presidente da FICC e agora da Fundação Marimbeta, o momento é de comemoração e de uma prestação de contas, inclusive sobre as reformas previstas e programadas para cada unidade.

Ela conta que em função da limitação de recursos, a instituição conta hoje com uma equipe de apenas 52 servidores, alguns deles cedidos por outros órgãos do governo e contratação de apenas dois comissionados: “para isso também temos contato com o apoio de voluntários, que também atendem os estudantes inscritos na fundação, os quais são alunos da escola formal e participam no contraturno das atividades nas diversas oficinas da Marimbeta”.

Cleonice Almeida informou ainda que, além da reestruturação das unidades que estavam funcionando de forma precária na gestão anterior a 2017, a fundação também adquiriu equipamentos didáticos como Datashow, computadores e impressoras. Também foram desenvolvidas parcerias para reestruturação e operacionalização das diversas oficinas voltadas para a arte, cultura e esporte.

Para a presidente da Fundação, o ano de 2017 foi de superação de dificuldades e a expectativa para 2018 é que as coisas melhorem, porque a preocupação é com a sobrevivência de uma instituição com 30 anos de relevantes serviços prestados à população e que é reconhecida pela comunidade: “porque aqui não temos horários para começar e nem terminar as tarefas que nos são delegadas, aqui trabalhamos como uma irmandade e uma família com objetivos comuns”.

Também falaram na solenidade, o jornalista Paulo Lima e a assistente social Fátima Braga destacando a dimensão social e cultural da Fundação Marimbeta, que trabalha com foco na inclusão social, na formação de jovens que são o futuro do país e da própria sociedade. A comemoração foi encerrada com uma confraternização de servidores e voluntários da fundação.

  • Criado em .

Será realizado, na próxima sexta-feira (1), o III Seminário Regional da Pequena Empresa, que este ano tem como tema Empreendedorismo com Inovação, promovido pela Associação das Micro, Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais do Estado da Bahia (Ampesba). O evento é dirigido para pequenos empresários, técnicos, empreendedores, estudantes, políticos e produtores ligados à agricultura familiar e será realizado em 1º de dezembro, no auditório da FTC, em Itabuna.

Segundo o presidente da Ampesba, Valdir Ribeiro, o seminário é dedicado aos empreendedores, “que pelas suas habilidades, coragem, determinação e visão inovadora, vêm contribuindo para a sustentabilidade econômica, social e ambiental do nosso país.” A proposta do evento é promover e difundir a troca de informações entre técnicos, empreendedores e pequenos empresários que hoje respondem por mais de 30% do PIB, gerando mais de 60% dos postos de trabalho.

O simpósio será aberto com uma palestra do contabilista e consultor empresarial Adelmo Santos, sobre oito dicas para o sucesso do seu negócio. A gerente de pessoa jurídica do Banco do Nordeste/Itabuna, Nayara Maria de Souza, apresenta um painel sobre as linhas de crédito para pequenas empresas.

Valdir Ribeiro destaca ainda a realização de um painel sobre a importância dos municípios no desenvolvimento dos pequenos negócios, com a presença da empresária e ex-prefeita do município de Una, Diane Brito Rusciolelli. A quarta palestra tem como tema, “Como vender mais e melhor”, com Ana Carine Azevedo, graduada em direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz, consultora na área Licitações e compras públicas.

Convite

Ele salienta o convite formulado ao prefeito Fernando Gomes, que considera uma liderança regional e sempre investiu no apoio ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda, que são prioridades nesta gestão, inclusive com a criação da Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente, no apoio a eventos como o seminário regional da pequena empresa e responsável pelo resgate da Expoita, o maior evento da pecuária regional e que teve espaço dedicado aos pequenos produtores, bem como no apoio ao empreendedorismo.

 

Legenda: Valdir Ribeiro convida a todos os pequenos empreendedores a participar do seminário

  • Criado em .

 

Será realizada neste sábado, dia 25 de novembro, a 13ª. edição do  Mutirão do Diabetes de Itabuna, que faz parte do calendário da Federação Internacional do Diabetes e é considerado um dos maiores eventos de prevenção e tratamento da doença em todo o mundo. O modelo do mutirão de   Itabuna já foi levado a cidades com  Joinville, Ribeirão Preto, Petrolina, Belém e Curitiba.

  • Criado em .

A frustração de receitas voluntárias, o que envolve os repasses do Fundo de Participação dos Municípios e de outras rubricas através do governo federal compromete os recursos do governo, que executou apenas 52,0% do previsto para o orçamento deste ano, ou seja, 14% abaixo das expectativas nos oito primeiros meses do ano. O secretário da Fazenda e Planejamento, Moacir Dantas Messias observa ainda, que nos dois últimos meses a arrecadação caiu de R$ 35 milhões para R$ 27 milhões mensais, um problema que afeta a todos os municípios do país.

  • Criado em .

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Educação, realizará na sexta-feira (24), na Usemi, o I Encontro da Educação Infantil. O evento que terá como tema “Educação Infantil em Ação: pelo direito de aprender” tem como público-alvo professores da educação infantil, diretores, coordenadores e auxiliares de Desenvolvimento Infantil.

  • Criado em .

Jornal Agora

Rua Juca Leão, 65, Centro, Itabuna - BA
Telefones: (73) 3613-5504
Fundado em 28 de julho de 1981 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Copyright 2009 / 2017 Jornal Agora   |   Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: