Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *

Municípios

Parada Gay de Itabuna cancelada por falta de verba

Esse ano seria realizada a 15ª edição do evento que já virou tradição e marco cultural no calendário do município

 

O presidente Itamar Santos e o vice-presidente José Dantas, do  grupo Humanus, ONG que atua na prevenção às DST/AIDS e Hepatites Virais, e na defesa dos direitos humanos e cidadania do segmento LGBT de Itabuna e Sul da Bahia, procuraram a equipe do Jornal AgOra para informar ao público em geral os motivos do cancelamento da Parada da Diversidade.


Itamar Santos e José Dantas lamentam a não realização da Parada Gay


A Parada da diversidade acontece há 14 anos na cidade de Itabuna

 

“Para fortalecer a prevenção as DSTs, bem como melhoria de vida e saúde da população LGBT, bem como de todos os itabunense, nós realizamos todo ano a parada da diversidade (parada gay), o miss gay, palestras e demais campanhas. Foram 14 edições já realizadas, ou seja, 14 anos que fazemos a parada gay em Itabuna, trazendo não só atrações, mas também realizando entrega de cartilhas, camisinhas, realização de testes rápidos e outros meios que visam estimular a prevenção dessas doenças sexualmente transmissíveis”, disse Itamar.

Ainda de acordo com o residente da ONG, desde julho o grupo tentou verba para realização da Parada que seria em setembro, como ocorre todos os anos, em negociação com a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e com a secretaria de saúde do município.

No entanto, Itamar explicou que foram realizadas várias reuniões, tentando adiar a realização da Parada para o mês de dezembro, que é o mês dedicado à prevenção das DSTs, considerado “mês vermelho”. “A secretaria de saúde tinha ficado de contribuir com parte da verba e a outra parte, como em todos os outros anos, seria de responsabilidade da Ficc, mas a Ficc não arcou com os gastos”, ressaltou o presidente. Segundo ele, o presidente da fundação teria alegado falta de verba.

“É lamentável, queremos informar e pedir desculpas a toda população que esperava o evento. Inclusive a Parada Gay tem visibilidade nacional e todo ano recebemos turistas de todo canto do país. O evento além de contribuir com a prevenção movimenta a economia da cidade, setor de hotelaria e gastronomia, oportunidade para ambulantes. Infelizmente por falta desse apoio não vai ser possível acontecer o evento”, disse o vice-presidente José Dantas.

A Parada da diversidade acontece em todo país e traz além de campanhas preventivas, discussões sobre respeito, gênero, sexualidade, garantias de direitos e todo trabalho de inclusão. “Temos recebido muitas mensagens de apoio, telefonemas de pessoas lamentando pela não realização da Parada. Queremos deixar a mensagem que o próprio empresariado da cidade, além dos poder municipal possa, em parceria com a gente, garantir para o próximo ano a realização da Parada da Diversidade”, finalizou o presidente.

 

O grupo

O grupo Humanus é uma ONG fundada em 2001, que tem como objetivo principal a luta diária, na perspectiva de contribuir para a melhoria da saúde e no resgate dos direitos humanos da população LGBT, e da sociedade em geral, principalmente quando colocados em situação de vulnerabilidade acrescida seja pelo gênero, raça, ou orientação sexual.

Nesse sentido, a missão do grupo é c ontribuir para a construção de políticas públicas que assegurem direitos à população LGBT e pessoas em situações de vulnerabilidade, respeitando a diversidade e resgatando a cidadania humana. Para isso são realizadas palestras, seminários, cursos, capacitações e campanhas de prevenção às DST, HIV/AIDS e hepatites virais, formação em direitos humanos.

O grupo realiza esses e outros eventos em parceria com o Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais, Secretaria Municipal de Saúde, CERPAT (Centro de Referência em Prevenção, Atendimento e Tratamento) e GAPA-Itabuna.

 

  • Criado em .

Jornal Agora

Rua Juca Leão, 65, Centro, Itabuna - BA
Telefones: (73) 3613-5504
Fundado em 28 de julho de 1981 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Copyright 2009 / 2017 Jornal Agora   |   Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: