Entretenimento

Banda itabunense vira atração no Ticomia

A banda no palco principal da 30ª edição do Ticomia
A banda no palco principal da 30ª edição do Ticomia

A banda Terno & Chinela invade o cenário do forró pé-de-serra local e alcança sucesso na região.

Nascida em Itabuna, a banda Terno & Chinela invadiu o cenário do forró pé-de-serra local e tem alcançado sucesso na região. O sucesso repentino da banda viralizou nas redes sociais e virou o assunto do momento em Itabuna e região. Se a sua vontade é dançar um forró pé-de-serra, então dance ao som do forró Terno & Chinela.

Atualmente são cinco integrantes: Marcinho do Acordeon - Sanfoneiro, Leo San Juan – Zabumba, Rafão - Triângulo Diogo – Cavaquinho e Diego Tody – Contrabaixo.

“A gente deu uma incrementada no que era tradicional, que era a zabumba, triângulo e sanfona e colocamos um contra-baixo e o cavaquinho, diferencial da nossa banda”, disse o vocalista Marcinho.

Os integrantes, amigos antigos, já tocavam juntos desde a adolescência, mas não profissionalmente. “Somos amigos de longas datas e tocávamos juntos a muito tempo. Há mais de dez anos que tocamos em outro projeto, mas a banda Terno & Chinela começou após Marcinho (vocalista) retornar da temporada que  ficou em Maceió  e então idealizamos e resolvemos retomar o projeto, que foi tardio em relação a temporada de forró para esse ano, pois efetivamente começamos no final de abril desse ano, há dois meses do São João.

Mesmo com pouco tempo de banda, o som da Terno& Chinela conquistou o público e o sucesso dos meninos tomou uma proporção tão grande que a banda virou atração no palco principal da festa Ticomia, na festa de celebração dos 30 anos do Forró Ticomia 2017, realizada no último sábado (24), na Fazenda El Dorado, no município baiano de Ibicuí.

“Graças a Deus o projeto tomou uma proporção a mais do que a gente esperava. Foi um boom maravilhoso porque foi feito com muito carinho e amor o nosso reportório”, disse Toddy. “Inicialmente a gente pensou em retomar as raízes, prezar pela qualidade e resgate da música boa e dos artistas que fazem parte da vida das pessoas, em relação ao forró, como Gonzaguinha, Dominguinhos, Elba Ramalho, Luis Gonzaga, Trio Vergulino, Trio Nordestino, Alcimar Monteiro,Alceu Valença, principais influenciadores da nossa música” completou Marcinho.

Ainda sobre as influências musicas da banda, Diego Tody ressaltou que “muitas são as influências que trazem a raiz do nosso São João, porque a festa junina não é apenas comida típica, fogueira, bandeirola, roupas caipiras, mas existe na raiz desses festejos, uma musica características que é o forró, que identificam o São João. E a mistura de gêneros musicais acaba fazendo com que se perca essa identidade e consequentemente traz a necessidade de se resgatar o forró tradicional, pé de serra, o baião, o xaxado e etc”.

Criativo e inusitado, o nome da banda também atiça a curisosidade. “inicialmente pensamos em ‘Na Peleja’, uma expressão bem nordestina, mas isso causou certo desconforto entre os integrantes porque dava a ideia de que sempre estaríamos trabalhando, pelejando e sem conseguir lograr êxito. Então em uma conversa pelo whatsapp o percussionista propôs o nome Terno e Chinelo, remetendo a um grupo de infância que ele tinha. De imediato gostamos do nome a apenas adaptamos tornando o nome Chinela feminino, para formar um par, ideia do casal na dança do forró. Ou seja, o origem de um forró elegante (o terno) e à vontade (chinela), nossa raiz”, explicou Diego Tody.

Depois do nome o sucesso decolou. “A gente começou nos barzinhos de Itabuna, nós pedimos a oportunidade de mostrarmos nosso trabalho. Em uma dessas apresentações, em plena quarta-feira, apresentamos em um bar da cidade e tinha um empresário regional que estava lá e se encantou com nosso trabalho. A partir daí foram outros chamados, um trabaho de corrente: um passado pro outro a qualidade do nosso trabalho e os convites vieram srugindo”, disse Marcinho.

O vocalista lembrou também que um amigo colocou um vídeo da banda na internet que foi bastante visualizado e ajudou a abrir as portas para o trabalho da banda. “Começaram convites para a apresentação em festas particulares e nessas festas outros empresário viam nosso trabalho e nos indicava. Valorizaram nosso som diferenciado e em um desses shows estava um empresário que estava no projeto do Ticomia e indicou nosso nome”.

Com tantas indicações a produção do Ticomia acreditou no trabalho da Terno& Chinela e convidou a banda para tocar na Vila Forró, palco alternativo do evento. “no próprio evento do Ticomia as pessoas se encantaram e surgiu a oportunidade de irmos ao palco principal, apoteose para nós, momento inesquecível”, disse Diego Tody.

A banda foi convidada de última hora para subir no palco principal da festa, mesmo pegos de surpresa, a banda fez o que sabe de melhor o autentico forro pé-de-serra e animou o público presente. Nem mesmo uma apagão no palco da Vila desanimou o público que cantou com a banda, iluminou o local com celular e continuou o forró ao modo tradicional: sem som eletrônico, sem energia, no clarão da fogueira, na zabumba, no triangulo, na sanfona e no gogó, um momento mágico para os integrantes da banda.

 

Planos futuros

A ideia da banda é promover um espaço para o forró pé-de-serra, com ensaios da banda quinzenalmente aberto ao público. “Estamos cogitando o espaço e alguns parceiros para investir nesse sonho”, disse o vocalista.

Outro plano da banda é o lançamento do CD em 2018, com músicas autorais e regravações, além da produção de videoclipe. “Nós temos bastante composições autorais, como a música ‘Sua Maneira’, que já é sucesso na internet”, reforçou Tody.

 “Estamos muito felizes com tudo o que vem acontecendo nestes últimos dias, quero deixar o nosso muito obrigado para todo mundo que tem nos apoiado”, finalizou Marcinho.

  • Criado em .

Jornal Agora

Rua Juca Leão, 65, Centro, Itabuna - BA
Telefones: (73) 3613-5504
Fundado em 28 de julho de 1981 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Copyright 2009 / 2017 Jornal Agora   |   Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: