Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *

Entretenimento

Culinária, diversidade e muita animação marcam a retomada do Festival do Caranguejo em Canavieiras

A cozinha show trouxe receitas com  renomados chefes de cozinha
A cozinha show trouxe receitas com  renomados chefes de cozinha

Além de fortalecer  a economia, o festival reforçou uma nova perspectiva para o turismo local.

“Gratificante, além de um aprendizado com mestres da refinada cozinha baiana e brasileira, estamos com a cidade movimentada, aquecendo a economia e trazendo novas perspectivas para os moradores e principalmente para nós, comerciantes”, assim a microempresária, dona de um pequeno restaurante na Orla do Atalaia, Carmelita  Da Hora Cunha definiu  a retomada de uma das mais tradicionais festas do calendário regional, O festival do Caranguejo.

Para ela, a festa que aconteceu de 11 a 15 de outubro em canavieiras além de trazer gastronomia e música, devolveu aos canavieirenses a oportunidade de mostrar o que a região tem de melhor. “Canavieiras tem um dos maiores habitat do caranguejo-uçá, o festival fortaleceu isso. Mostrou o que temos de melhor desde a pesca ao produto final e isso nos incentivou a enobrecer isso, pois muitas vezes deixamos de lado a nossa cultura para viver outra realidade, quando na verdade o turista chega na busca pela  regionalidade. O festival veio abrir nossa percepção  e com certeza abriu os nossos olhos, podendo aprender deliciosos e diferentes pratos feitos por chefes renomados e que contém como ingrediente principal o caranguejo, com certeza foi um sucesso. Anotei cada dica, não perdi um dia sequer da  cozinha show, instalada  especialmente para apresentação dos pratos”,contou bastante animada Carmelita da Hora Cunha.

Nestes dias, além das festividades com barracas e ofertas de pratos como bolinho de poã, poã à milanesa, poã recheada, casquinha de caranguejo, moqueca e caranguejo ao molho, tapioca de caranguejo, pudim de frutos do mar entre outros muitos pratos ainda houve espaço para debate científico e capacitação para a comunidade envolvida no pescado, manuseio e comercialização do produto, além da conscientização para a preservação da espécie. Uma programação musical com artistas de renome nacional animou os turistas. Como é o caso da Mineira Luiza Tavares, que estava passando férias em Ilhéus e quando soube do Festival foi a Canavieiras conhecer de perto. “Achei a cidade um charme. O centro histórico todo organizado com as fachadas das casas coloridas muito lindo. Sem falar na beleza das praias, o aconchego dos moradores e os deliciosos pratos saboreados aqui. Com certeza voltarei para conhecer mais Canavieiras, dois dias foram muito poucos para tanta experiência, ainda tenho muito que explorar nesta região”, contou  a mineira que junto com o esposo o engenheiro Sandro Tavares colocaram a cidade no calendário das próximas férias da família. 

Este ano o evento trouxe uma novidade - o caranguejódromo, barracas credenciadas, palcos e competições. Também foram realizados  sorteios de pratos típicos e premiações entre as barracas quando foram ofertados algumas premiações para as catadeiras mais antigas e para o pescador de caranguejo com a melhor estória de pescador.

Com toda essa diversidade, o prefeito Clóvis Roberto Almeida de Souza garante que o Festival atendeu a todas as idades de público e todos os nichos de mercado, com participação de todo o trade local, barracas de praias.  “A nossa preocupação  foi  totalmente voltada para a proposta ambiental e o devido respeito ao propósito de sustentabilidade e conservacionismo, isso se deu ao sucesso do nosso evento que com certeza volta ao calendário na nossa cultura regional”, concluiu.

  • Criado em .

Jornal Agora

Rua Juca Leão, 65, Centro, Itabuna - BA
Telefones: (73) 3613-5504
Fundado em 28 de julho de 1981 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Copyright 2009 / 2017 Jornal Agora   |   Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: