A obesidade será o futuro ?

Miguel Lima

Centro de Referência no Rio de Janeiro

Phillipe Augusto (CERF 034423-G/RJ), Profissional de Educação Física especializado em Obesidade e Emagrecimento, é quem acompanha a saúde de mais 150 obesos atendidos na Clinica da Família de Acari, bairro da Zona Norte de Rio de Janeiro inaugurou, em julho de 2011, o primeiro Centro de Referência em Obesidade (CRO)- hoje, há outro Centro, inaugurado no bairro da Penha. O CRO com uma equipe interdisciplinar composta, além de profissionais de Educação Física, por psicólogos, endocrinologistas e nutricionistas.

Meditação x Saúde

Miguel Lima

Uma das melhores definições sobre o que é meditação diz que meditar é esvaziar a mente e ainda assim manter um estado de absoluta concentração e consciência. Parece importante, mas quem pratica garante que com treino e dedicação este estado é alcançado mais rápido do que se imagina. Conhecia a prática há milênios, a meditação é uma das mais poderosas ferramentas de outro conhecimento e há muito tempo deixou de ser atividade exclusiva de monges e religiosos. Hoje a meditação é cada dia mais praticada pelas mais diferentes pessoas e seus benefícios impressionam os cientistas e estudiosos, além de melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos praticantes, que se sentem mais seguros e serenos. Acessível a todos, a meditação só é contraindicada para pacientes com graves transtornos mentais.

Meditação faz bem à saúde

Miguel Lima

Uma das melhores definições sobre o que é meditação diz que meditar é esvaziar a mente e ainda assim manter um estado de absoluta concentração e consciência. Parece importante, mas quem pratica garante que com treino e dedicação este estado é alcançado mais rápido do que se imagina. Conhecia a prática há milênios, a meditação é uma das mais poderosas ferramentas de outro conhecimento e há muito tempo deixou de ser atividade exclusiva de monges e religiosos. Hoje a meditação é cada dia mais praticada pelas mais diferentes pessoas, e seus benefícios impressionam os cientistas e estudiosos, além de melhorar consideravelmente a qualidade de vida dos praticantes, que se sentem mais seguros e serenos. Acessível a todos a meditação só é contraindicada para pacientes com graves transtornos mentais.

Altoimagem e Exercícios

Miguel Lima

Imagine um grandalhão musculoso com uma porcentagem mínima de gordura corporal. Agora suponha que esse homem se considere tão desprovido de massa muscular que só use roupas largas, para cobrir o que pensa ser um corpo vergonhosamente frágil. Essa distorção da autoimagem corporal existe. E constitui o principal sintoma da dismorfia muscular, também conhecida como vigorexia. Tratar-se de um transtorno no qual o indivíduo realiza práticas esportivas de forma compulsiva, com dedicação quase religiosa, colocando seu corpo quase no limite do esforço, sem se importar com eventuais contraindicações.

Exercícios físicos na fase de envelhecimento

Miguel Lima

Com o processo de envelhecimento existem mudanças principalmente na estatura, peso e composição corporal. Com o avançar da idade, essas mudanças fazem com que os componentes do sistema musculoesquelético percam sua funcionalidade, fazendo com que o idoso deixe de realizar as atividades da vida diária com eficiência. Os ossos tornam-se mais frágeis com a idade devido ao decréscimo no conteúdo mineral ósseo que causa aumento na porosidade do osso. É lenta, mais progressiva. A perda de osso com a idade tem sido ligada à inatividade física e a fatores genéticos, hormonais, nutricionais e mecânicos.

Cuidado com os suplementos

Miguel Lima

Um dos maiores estímulos para essa utilização desmedida é justamente a indicação feita por profissionais não abalizados para tal, como, no caso das academias, na maioria das vezes, os instrutores de musculação. Também indivíduos sem menor conhecimentos sobre questões de saúde – como comerciantes desses produtos e ainda outros praticantes de atividades físicas que já fazem uso frequentemente de suplementos, se encarregam de propalar o hábito,por um nocivo boca a boca.

Expediente

Diretor: José Adervan de Oliveira
Editor-chefe:
Editorialista: Antônio Lopes
Repórteres: Lorena Guimarães
Revisão: Ivone Fialho Oliveira
Depto. Mkt: Fernanda Oliveira (73) 9.8879-0917 / 3613-5504      O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
 

Jornal AgOra

Jornal Agora

Rua Juca Leão, 65, Centro, Itabuna - BA
Telefones: (73) 9.8879-0917 / 3613-5504
Fundado em 28 de julho de 1981
Emails:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Comercialização de assinaturas e publicidade.
Iran Brandão: (73) 9.9142-8083
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.