Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Essa é uma pergunta simples e ao mesmo tempo complexa, tema do lançamento do livro do médico antroposófico, Dr. Antonio Marques. A pergunta nos faz refletir por que não se faz mais esse tipo de pergunta nos dias atuais? Parece anacrônica. Segundo o autor, simplesmente porque não se questiona o mundo em que vivemos. Não é do interesse comum saber de onde viemos e nem para onde vamos. Apenas se vive (ou sobrevive) para aproveitar tudo a que se tem direito ou que se pensa ter direito, numa forma egoísta de encarar a sociedade, no superlativo do prazer, como se tudo girasse em volta do próprio umbigo.

  • Criado em .

Vivemos com pressa, muita pressa. Mas, por que tanta pressa assim? Pra que tanta pressa assim? O que significa essa pressa toda? Dizemos não ter tempo pra mais nada. Nada o quê? Que “coisas” são assim tão importantes a ponto de nos roubar o tempo e nos fazer estar sempre tão apressados? A quem queremos enganar? Mudou o mundo ou mudamos nós? Tudo está mudado ou tudo não passa apenas de uma representação (angustiante) de uma existência vazia?

  • Criado em .

Prometemos e estamos cumprindo a partir de hoje. Começando nesta edição contaremos, em crônicas curtas, uma vez por semana, algumas histórias sobre Itabuna. São crônicas com cunho de verdade, romanceada aqui e ali, mas todas de fundo verdadeiro. Está criado assim o quadro “Memória Grapiúna”. Vamos à primeira da série.

  • Criado em .

 Segundo dados da OMS, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica afeta mais de 65 milhões de pessoas (é a 5ª causa mundial de morte). O cenário deve piorar até 2030, passando a ser a terceira. Mata 40 mil brasileiros/ano. Apesar dessa incidência, 59% dos nordestinos nada sabe sobre a DPOC, segundo a pesquisa Panorama da Saúde Respiratória do Brasileiro (IBOPE/Boehringer), realizada em 2015 com 2.010 pessoas, sendo 448 do Nordeste. A média nacional é de 55%.

  • Criado em .

Logo em princípio você vai imaginar que, pela minha idade, saí me perdendo pela noite a fora. Mas, não foi nada disso!

  • Criado em .

É considerada uma doença psicossomática que se caracteriza por transpiração excessiva, particularmente a hiperidrose palmar (mãos), a plantar (pés) e a axilar (axilas). Pode ser primária ou secundária, associada a doenças endócrinas. É um mecanismo importante na regulação térmica do corpo, podendo aumentar na elevação da temperatura ambiente, por exercícios físicos e estímulos psíquicos. É estimulada pelo sistema nervoso simpático, que funciona independente da nossa vontade. Há dois tipos de glândulas produtoras de suor: as écrinas e as apócrinas. As primeiras predominam na palma das mãos e planta dos pés (é clara e diluída); as segundas situam-se nas axilas, ao redor dos mamilos e na região genital (é espessa e de odor característico). Admite-se que haja hiperatividade do sistema nervoso simpático em pessoas emocionalmente instáveis. Sedado ou dormindo, não ocorre sudorese. Não importa o sexo. Ocorre que a mulher aceita menos a condição e procura logo tratamento. Surge na infância, agrava-se na puberdade e raramente na idade adulta.

  • Criado em .

Estou grávida de 36 semanas e nas últimas consultas do pré-natal tive problemas de saúde. Minha obstetra entendeu que deveria me afastar por 15 dias das minhas atividades e me deu um atestado por motivo de doença. A dúvida é: esses 15 dias serão descontados da minha licença-maternidade? Clara Mendes.

  • Criado em .

Antes de responder à pergunta-título do nosso artigo, faço outra pergunta: Você saberia avaliar uma marca de uma empresa? Pois bem, a segunda pergunta está, de certa forma, intrínseca na primeira! O branding ou brand management é a gestão da marca. Entenda gestão da marca como tudo aquilo que um empresário, juntamente com seus stackholders (pessoas ou grupos que tenham legítimo interesse na organização), fazem e/ou investem em ações de marketing e propaganda para se firmar e evoluir no mercado onde atuam. Portanto, dá para imaginar o esforço hercúleo e financeiro dispensado para essas ações. É nesse momento que começa a ser desenhada a resposta da segunda pergunta. Só para termos uma idéia, o BNDES desenvolveu uma “fórmula” de avaliar a marca de empresas que tomam incentivos financeiros ao banco. O objetivo disso? Simples! O intangível (marca) hoje faz parte dos balanços como ATIVO.

  • Criado em .

Jornal Agora

Rua Juca Leão, 65, Centro, Itabuna - BA
Telefones: (73) 3613-5504
Fundado em 28 de julho de 1981 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Copyright 2009 / 2017 Jornal Agora   |   Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: