Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *

Quem pode se candidatar?

 Há uma pergunta que sempre se faz quando alguém é convidado a ingressar numa Academia de Letras: “quem pode se candidatar?”

Para muitos a pergunta é interessante, pois a maioria das pessoas pensam que só escritores com livros publicados podem fazê-lo. Não é bem assim. A academia, não só a de Ilhéus, mas a brasileira, que fica no Rio de Janeiro e outras congêneres espalhadas pelo Brasil, tem entre os seus membros pessoas que nunca publicaram nem uma linha. Mas são pessoas ligadas à cultura e à arte, que tenham obras merecedoras de homenagem.

São jornalistas, literatos, pessoas cujo trabalho mostre seu amor ou dedicação pela expressão cultural, erudita ou popular.

Outro ponto interessante a ser abordado é a questão de se permitir, ou não, o ingresso de mulheres na academia. Hoje uma exigência já superada, inicialmente o grupo era formado somente por homens, seguindo a tradição da ABL. Esta não permitiu, durante longo tempo, o ingresso de mulheres.

Aliás, sobre isso, dizia o professor Francolino Neto: “Desde o seu início, quando o presidente do silogeu era Machado de Assis, a mulher não conseguiu assinar termo e tomar posse no mesmo”.

Os tempos mudaram. As mulheres escrevem, publicam, e já estão presentes, na Academia Brasileira de Letras, na Academia de Letras de Ilhéus e em outras similares..

 

Maria Luisa Heine

Acadêmica Membro da ALI-Academia de Letras de Ilhéus. Adaptacão de texto publicado em 18.10.2009

  • Criado em .

Jornal Agora

Rua Juca Leão, 65, Centro, Itabuna - BA
Telefones: (73) 3613-5504
Fundado em 28 de julho de 1981 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Copyright 2009 / 2017 Jornal Agora   |   Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: