Entrar Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *

Doenças da Coluna Vertebral

Dor na coluna é um sintoma referido por mais de 80% da população e é um dos motivos freqüentes que levam o paciente ao médico, sendo superado apenas pela dor de cabeça. É responsável por um terço das queixas reumatológicas. Lombalgia é definida como a dor nas costas e cervicalgia como dor na região do pescoço. É costume o paciente inquirir o médico sobre as causas das dores na coluna vertebral e um grande número de fatores e doenças podem ser os responsáveis, pois quase todas as suas estruturas podem causar dor, como: discos, músculos, ligamentos, nervos e mesmo outras que não fazem parte da coluna.

São fatores de risco para a dor na coluna vertebral a obesidade, o distúrbio mecânico/estrutural, a tensão emocional, ansiedade, depressão, esforços em excesso, má postura, idade, sexo, raça, condições sócio-econômicas e atividade profissional. Algumas doenças podem causar dor na coluna como traumatismos, distensão muscular, tendão, ligamentos, fraturas e hérnias discais, malformações congênitas, postura viciosa, obesidade, gravidez, encurtamento dos músculos posteriores das pernas, fibromialgia, dor miofacial, artrose, artrite reumatóide, artrite reumatóide juvenil, artrite psoriática, síndrome de Reiter, tuberculose, osteoporose, tumores, e de ordem emocional. 

A dor pode se manifestar como localizada (sentida em um ponto ou área), irradiada (acompanhada por dor em outra área) e que é uma dor sentida a distância. Por isso, em muitos casos a dor não provém propriamente da disfunção, mas da tensão muscular. É costume não sabermos dizer onde a dor se localiza, parecendo mudar de lugar durante o dia ou de um dia para outro. A primeira coisa a fazer é procurar um médico, evitando se automedicar ou ouvir opiniões de amigos.

Os exames laboratoriais podem ser importantes para a confirmação de doenças que acometem a coluna vertebral, mas variam conforme o caso. Os mais solicitados são: RX simples, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mielografia e eletroneurografia. Para tratamento medicamentoso algumas substâncias incluem: analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e antidepressivos, lembrando que alguns possuem efeitos colaterais.

Algumas recomendações de postura: verificar se há ajuste de cadeira, a mesa deve ficar na altura do cotovelo, não sente torto, disponha os materiais que for utilizar na sua frente, traga as tarefas para perto do corpo, respeite uma pausa para descansar ou fazer alongamentos e relaxamentos, deite de lado, apoie sobre o cotovelo e a mão, coloque as pernas para fora da cama e sente-se, durma de lado ou de barriga para cima, não durma de bruços, ao abrir gavetas procure apoiar com uma das mãos no móvel e puxar com a outra, use um avental para poder encostar a barriga na pia, ao varrer aumente o comprimento do cabo, evite torções de tronco e pescoço, ao levantar peso separe as pernas, dobre os joelhos, segure o objeto o mais perto possível do corpo e depois levante. Não carregue um peso de cada lado do corpo, evite usar sapatos de salto muito alto, ao entrar e sair de veículos não torça as costas, gire o quadril e as pernas para fora ao mesmo tempo, caminhe ereto olhando para linha do horizonte, evite tarefas repetitivas, dedique um tempo para a prática de exercícios físicos para não se tornar um sedentário. Assim, as crises podem ser diminuídas, tornando-se cada vez mais leves. A natação é uma atividade excelente.

É sempre importante lembrar que a prevenção é o melhor remédio para qualquer doença, e nunca se esquecer que o diagnóstico precoce, o tratamento precoce e a atividade física são fatores que contribuem para a cura das doenças da coluna. Procure quem entenda do assunto para orientação.

 

Prof. Dr. Jamil Natour

  • Criado em .

Jornal Agora

Rua Juca Leão, 65, Centro, Itabuna - BA
Telefones: (73) 3613-5504
Fundado em 28 de julho de 1981 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

© Copyright 2009 / 2017 Jornal Agora   |   Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: